O Município de Ponte da Barca deu hoje nota que “reforça o seu compromisso com a educação e o apoio às famílias com um investimento de 183 mil euros destinado às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF), no presente ano letivo”.
Este investimento “visa proporcionar uma resposta eficaz antes e após o horário normal de aulas, garantindo que as crianças do concelho tenham acesso a uma oferta educativa diversificada e de qualidade”.
A autarquia deu ainda nota que uma das grandes novidades deste ano é a introdução do ensino de xadrez como parte das AEC, que se junta a outras áreas como Atividade Física e Desportiva, Atividades Lúdicas e de Expressão Artística, e Jogos e Tradições.
Esta aposta no xadrez “pretende não só desenvolver as capacidades cognitivas das crianças, mas também promover o raciocínio lógico e a concentração”.
Na manhã desta sexta-feira, nos Paços do Concelho, decorreu a reunião de receção e acolhimento dos técnicos que estarão responsáveis pela operacionalização destas atividades.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, a Vereadora da Educação, Rosa Maria Arezes, técnicos da autarquia e representantes da Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha e do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, assim como 11 técnicos que vão assegurar as atividades.
Ao todo, segundo a autarquia, foram contratados 28 técnicos que estarão envolvidos na execução das AEC e AFF, abrangendo áreas como Dança e Expressão Corporal, Psicomotricidade, Ciências e Jogos de Tabuleiro, Oficinas de Criatividade, Motricidade e Apoio ao Estudo.