Altominho.tv

Mais de 500 hectares ardidos em Arcos de Valdevez na última noite

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, disse hoje, em entrevista à Altominho.tv, que arderam mais de 500 hectares, em Arcos de Valdevez, na última noite.

“Temos mais de 500 hectares ardidos em Arcos de Valdevez na última noite. As previsões até quinta-feira não são muito animadoras. Temos levado porrada dia e noite”.

“Neste momento temos meios em três locais, tudo em incêndios em fase de rescaldo, nas freguesias do Extremo, Aguiã e Guilhadeses, este último já esteve encostado às casas. Tivemos ainda no dia de hoje um incêndio em Miranda combatido por um helicóptero e uma equipa de sapadores florestais de Ponte de Lima”.

A situação na última noite foi “caótica” com incêndios a deflagrarem em vários pontos. “Estávamos a combater um incêndio em Portela e conseguimos ver um carro a parar e atear fogo noutro ponto, mesmo em frente”.

Na última noite, “o fogo chegou a ter mais de 8km de frente na zona do Extremo, e do lado contrário não estava melhor”.

O fogo que começou em Arcos de Valdevez, alastrou ainda a algumas freguesias do concelho vizinho de Paredes de Coura.

Filipe Guimarães disse ainda que “desde julho não temos tido descanso, o pessoal anda exausto”. Há uma grande incidência de fogos em período noturno, uma grande recorrência de incêndios nos mesmos locais. Ainda é prematuro, mas atrevo-me a dizer que temos quase 30% de área ardida no concelho”.

Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez, divulgaram hoje a sua atividade operacional durante o mês de agosto, com 177 ocorrências neste mês, para incêndios florestais.