A Romaria de Nossa Senhora da Porta tem lugar este fim de semana em Arcos de Valdevez, e encerra em si uma tradição secular no seio da Santa Casa da Misericórdia.
“A devoção popular e a singularidade do rico Altar na fachada principal da Igreja da Misericórdia, dedicado a Nossa Senhora da Porta, testemunham a importância que a Irmandade da Misericórdia sempre deu à Romaria e à devoção a que a mesma está consagrada”.
Na última metade do século passado esta tradição foi interrompida por circunstâncias várias, tendo sido retomada recentemente pela Mesa Administrativa da Instituição.
Anualmente é nomeada a Mordomia de Nossa Senhora a Porta, composta por Irmãos da Irmandade da Misericórdia, que tem a responsabilidade de realizar a Festa de Nossa Senhora da Porta no terceiro domingo do mês de setembro.
A particularidade desta Romaria evidencia-se pela valorização das tradições e costumes que marcam os dias das festas.
A entrega pelo Provedor da chave da Misericórdia à Mordomia para a realização da Festa, a cerimónia da benção das uvas, a devoção dos romeirinhos, a celebração da Missa em honra de Nossa Senhora da Porta, as rusgas e os ranchos folclóricos, que dão brilho à componente profana da Romaria, expressam o apego da Romaria aos valores da tradição e dos costumes. Mas a Romaria é igualmente uma oportunidade de festa, de convívio de famílias e amigos que confraternizam no jantar de sábado nas mesas colocadas nas ruas, prolongando esse convívio pela noite dentro.
A Romaria da Senhora de Nossa Senhora da Porta associa a tradição, a cultura, e os costumes, e tem lugar este sábado e domingo.
