Os três municípios que constituem a “Eurocidade da Foz do Minho” vão estar juntos na IV Feira do Livro Luso Galaico da Ribeira Minho. O município do Rosal junta-se assim a Caminha e A Guarda nesta iniciativa cultural, que é uma organização conjunta com o Jornal Caminha 2000 e as freguesias de Caminha Matriz e Vilarelho. O certame arranca na próxima sexta-feira e decorre até domingo.
A Feira do livro nasceu com o propósito de divulgar sobretudo livros e autores da região transfronteiriça, assim como autores naturais ou residentes na região.
A par da divulgação e da venda de obras, o programa inclui diversos momentos culturais, como tertúlias, exposições, espaços de poesia e lançamento de novas obras.
Nesta edição, por exemplo, vai ter lugar o lançamento do livro “O Barco de Vilar de Mouros e Outras Embarcações do Rio Coura”, uma obra que tem como autores Paulo Torres Bento, Joaquim Aldeia Gonçalves, Basílio Barrocas e Plácido Ranha Silva Souto.
Trata-se de uma edição do GEPPAV – Grupo de Estudo e Preservação do Património Vilarmourense, entidade que se dedica essencialmente à pesquisa, preservação, inventariação e produção de conhecimento sobre o património vilarmourense.
O novo livro será apresentado por Carlos Antunes.
Este evento cultural insere-se nos propósitos elencados no âmbito da Eurocidade, que tem na Cultura uma das suas principais vertentes.