Uma delegação do Comú de Andorra-a-Velha (Principado de Andorra) marca este ano presença nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.
Esta sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o cônsul maior do Comú de Andorra-a-Velha, Sergi González Camacho, formalizaram o acordo de geminação entre as duas localidades considerando “os laços históricos e de amizade existentes” e tendo em conta a vontade de ambas as partes “de aprofundarem esse relacionamento, fomentando formas de colaboração nos mais diversos domínios de interesse comum”.
Na cerimónia, que aconteceu nos Antigos Paços do Concelho, o autarca vianense explicou que este acordo vem consolidar um “trabalho de proximidade” e destacou as “muitas semelhanças” entre as duas localidades, nomeadamente nas atividades do passado.
Também o cônsul maior do Comú de Andorra-a-Velha assumiu que esta geminação “será um compromisso entre as duas comunidades para que reforcem relações”, num momento que contou também com a presença da embaixadora de Andorra em Portugal, Eva Descarrega.
O momento ficou ainda marcado pela inauguração da exposição “INTEGRADOS 2024”, do Grupo de Folclore Casa de Portugal, com sede em Andorra. José Luís Carvalho, presidente do Grupo, explicou que a mostra é composta por 14 instantâneos da jovem fotógrafa Mireia Medeiros, em espaços emblemáticos do património arquitetónico nos sete concelhos (paróquias) do Principado de Andorra, adequando a forma de vestir das gentes do Norte de Portugal a cada uma das cenas recriadas.
O trabalho é acompanhado por um breve documentário, com produção e arranjos musicais de Marc Medeiros Carvalho, que inclui excertos de vídeos das sessões fotográficas e testemunhos.
As geminações entre cidades e municípios têm proporcionado a possibilidade de trocas nos mais diversos campos da atividade humana. Viana do Castelo tem adquirido uma experiência muito rica e diversificada neste âmbito, pois foi por várias vezes reconhecida por organismos internacionais de referência, tais como a Comissão Europeia e a União das Cidades Unidas. Fruto da sua relação institucionalizada, quer com as cidades geminadas, quer com as organizações intermunicipais transnacionais, está atenta a novos acordos para desenvolver formas de cooperação e entendimento com outros parceiros autárquicos.
Andorra-a-velha é a capital do Principado de Andorra, cujas relações com Portugal apresentam elevado nível de estabilidade e cooperação, evidenciando potencial por explorar, sobretudo em resultado da elevada presença da comunidade portuguesa (a segunda maior comunidade estrangeira em Andorra), que importa reconhecer e valorizar; as afinidades entre Andorra-a-Velha e Viana do Castelo, constituem oportunidades de desenvolvimento futuro, em múltiplas áreas de cooperação; a vontade manifestada pelo Comú de Andora-a-Velha em formalizar esta relação de cooperação e amizade entre as duas cidades.
Recorde-se que o Município de Viana do Castelo pretende ainda geminar-se com o município de General Pueyrredon – Mar del Plata (Argentina).
O programa de geminação visa, genericamente, o desenvolvimento de projetos de intercâmbio nos domínios de interesse partilhado (ambiente, cultura, ciência, desporto, economia, educação, indústria, tecnologia, entre outras áreas de cooperação), com vista à difusão recíproca da cultura dos dois municípios e ao aproveitamento das oportunidades de cooperação; o envolvimento de parceiros associativos das duas autarquias, dos mais diversos setores, em função do tipo de projeto; a associação de organismos nacionais e internacionais que concorram para o cofinanciamento e partilha de melhores práticas na implementação e desenvolvimento dos projetos.