O Dia do Concelho é assinalado este sábado, 10 de agosto, em Paredes de Coura.
As comemorações têm início com uma cerimónia evocativa que vai decorrer pelas 15h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho “e da qual consta também, à semelhança de outros anos, a entrega de medalhas a associações e alguns dos mais notáveis filhos da terra”, deu hoje nota a autarquia.
O Dia do Concelho tem enorme simbolismo para Paredes de Coura, pois coincide com o dia em que os courenses recordam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram fidelidade a D. João IV.
Uma data “com que Paredes de Coura também manifesta todo o seu apreço e reconhecimento públicos perante alguns dos mais notáveis filhos da terra e associações que tanto têm dado à comunidade”.
Este Dia do Concelho completa-se a partir das 16h00 com o Cortejo Etnográfico percorrendo as principais ruas da vila, donde sobressai a nossa identidade courense, e as nossas profundas ligações à terra, suas tradições e costumes.
Mas também há o Salto de Paraquedistas, da Associação de Paraquedistas do Alto Minho, pelas 18h00, no parque Portas de Corno do Bico, enquanto o Largo 5 de Outubro está reservado para o arraial com o Grupo IRA, a partir das 22h00, num dia em que a Banda Revelhe de Fafe e a Banda de Lousada, bem como os grupos de bombos – os Trovoada (Romarigães), Figueiras na Rua (Rubiães), Amigos da Farra (Padornelo) e Amigos d’Areia (Darque) – que acrescentam o tom festivo a este dia de enorme simbolismo para os courenses e suas gentes.
O domingo encerra com a habitual Noite de Fados, no adro da Capela do Espírito Santo, com um dos nomes incontornáveis do fado contemporâneo, Ricardo Ribeiro.
A imponente procissão em honra a Nossa Senhora das Dores, os habituais concertos das bandas musicais, este ano pela Banda de Mineiros de Pejão e Banda Pinheiro da Bemposta, completam o programa festivo e de diversão deste último dia das Festas do Concelho.