Altominho.tv

Águas do Alto Minho Promove Educação Ambiental em Escolas Primárias de Valença

Durante o mês de junho, no âmbito do mês dedicado ao Ambiente, a Águas do Alto Minho em parceria com a Câmara Municipal de Valença, levou a cabo um conjunto de sessões de Educação Ambiental em sete escolas primárias do concelho de Valença.

Durante duas semanas repletas de atividades, cerca de 500 alunos das escolas de Friestas, Ganfei, Cerdal, S. Pedro da Torre, Gandra, Arão e Valença tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da água e a sua gestão sustentável.

“As sessões, direcionadas para crianças do ensino primário, abordaram temas cruciais como o ciclo urbano da água e a importância do consumo responsável da água da torneira. As crianças discutiram sobre como poupar este recurso essencial e receberam orientações sobre o que não deve ser descartado no esgoto, visando a preservação do meio ambiente e a manutenção da qualidade da água”.

O ponto alto das atividades foi a montagem de um puzzle gigante que ilustra o ciclo urbano da água, proporcionando uma forma lúdica e interativa de consolidar os conhecimentos adquiridos. A atividade não só reforçou a aprendizagem, como também promoveu o trabalho em equipa e o espírito de cooperação entre os alunos.

A Águas do Alto Minho deu nota que “reafirma, com esta iniciativa, o seu compromisso com a sensibilização ambiental e a educação das gerações mais novas, visando a construção de um futuro mais sustentável. Estas ações de proximidade são fundamentais para cultivar uma consciência ecológica desde cedo, preparando os cidadãos do amanhã para os desafios ambientais que se avizinham”.

A Águas do Alto Minho é responsável pela gestão e fornecimento de água na região do Alto Minho, “empenhando-se em garantir a qualidade e sustentabilidade dos recursos hídricos”.

“Com um foco na educação ambiental, a empresa desenvolve diversas atividades pedagógicas ao longo do ano, contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e responsável no uso da água”, deu ainda nota a empresa.