Altominho.tv

Concluída renovação do Museu do Quartzo por 300 mil euros

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, visitou recentemente a empreitada concluída de renovação e valorização do Museu do Quartzo, localizado junto aoSantuário de Nossa Senhora da Paz, em Barral, Vila Chã de S. João. Esta intervenção representou um investimento da autarquia de cerca de 300 mil euros. O projeto envolveu a renovação do museu e a requalificação da área envolvente, incluindo o Parque de Merendas. 

“Este forte investimento teve como objetivo modernizar este importante foco de atração turística do concelho, que se destaca tanto no turismo religioso quanto no cultural. A renovação abrangeu espaços, equipamentos e material expositivo, criando melhores condições para peregrinos e visitantes, quer na perspetiva de culto, quer na de conhecimento e lazer”, refere a autarquia.

Para o autarca, esta beneficiação proporciona “aos visitantes um maior usufruto deste espaço, junto a um local religioso de culto para muitos peregrinos e que representa a identidade e a história da freguesia”. 

Recorde-se que é no Museu do Quartzo onde se encontra a maior coleção de cristais de quartzo do país, com centenas de exemplares que podem ser vistos tanto no interior do museu assim como no seu exterior. 

É também em Ponte da Barca que existe uma das maiores pedras de quartzo cristalizada da Península Ibérica com 2 metros e 52 centímetros de comprimento, 1,25 metros de altura e três toneladas de peso e, desde maio de 1971, que serve como altar na cripta da capela dedicada à Nossa Senhora que terá aparecido naquele preciso local, 10 e 11 de maio de 1917, testemunhadas pelo pastorinho Severino Alves.