Altominho.tv

Afluência às urnas até às 12h30, mais elevada do que a registada em 2019

A afluência às urnas nas eleições de hoje para o Parlamento Europeu foi de 16,48% até às 12h30, segundo indicam os  dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

A afluência é mais elevada do que a registada em 2019. Nesse ano, às 12h00, a afluência dos eleitores era de 11,56%.

Em relação aos eleitores comunitários não nacionais, a afluência está a ser menor, com 9,29% até às 12h30.

Fernando Anastácio, porta-voz da Comissão Nacional de Eleitores (CNE), confirmou que as eleições estão a decorrer em normalidade, sem nenhum incidente,”a informação que temos é que está tudo a decorrer normalmente. As questões pontuais que se verificaram foram ultrapassadas e o tempo médio de votação, neste momento, é de 49 segundos por eleitor”, adiantou o porta-voz da CNE.

Segundo Fernando Anastácio, na abertura das urnas, verificaram-se “questões técnicas” em três mesas de voto, mas que foram ultrapassadas.

Referiu ainda que, relativamente ao voto em mobilidade, que acontece pela primeira vez nestas eleições, também não se registam dificuldades.

“Está tudo a decorrer normalmente, não há qualquer questão digna de registo e que venha a perturbar o funcionamento do sistema eleitoral”, afirmou o porta-voz da comissão.