Altominho.tv

Alunos das Escolas Básicas de Valença foram GNR’s por um dia, participando na operação STOP “Laço Azul”

Os alunos das Escolas Básicas de Valença foram GNR’s por um dia, participando na operação STOP “Laço Azul”.

Durante a manhã desta quinta-feira, a operação decorreu na Avenida de Espanha, junto ao Jardim Municipal e em frente ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valença.

Para amanhã, sexta-feira, dia 12 de abril, estão programadas operações no segundo cruzamento, sentido sul norte, da EN101, em Friestas, bem como na EN13, em Favais, Arão.

“Laços azuis e panfletos informativos estão a ser oferecidos aos automobilistas, numa campanha de sensibilização que pretende dizer basta aos maus tratos na infância”, disse em nota a autarquia.

Os jovens alunos, vestidos a rigor com o fardamento da Guarda Nacional Republicana, são auxiliados, na operação, por efetivos do Posto Territorial de Valença, elementos da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valença e das respetivas professoras.

O vereador da Educação, Arlindo Sousa, participou nas ações salientando a importância de esclarecer a comunidade para a proteção das crianças e os jovens alunos são os melhores transmissores para levarem esta campanha até aos adultos.

Abril é o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Valença associa-se a esta campanha nacional com um conjunto de iniciativas, ao longo de todo este mês.

A iniciativa partiu da CPCJ Valença, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, Câmara Municipal de Valença e Guarda Nacional Republicana.