A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai abrir, a partir de 19 de fevereiro, um novo CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, no Centro Coordenador de Transportes, de forma a “prosseguir com a consolidação da política de apoio e de integração aos migrantes a residir no concelho”.
Este segundo espaço de atendimento vem juntar-se ao já existente no Centro de Apoio às Empresas, em Campos, e surge da necessidade de dar resposta ao aumento do número de migrantes que se encontram a viver e/ou trabalhar nas freguesias mais próximas da sede do concelho.
Os CLAIM são gabinetes de acolhimento que têm como missão apoiar todo o processo de integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano.
“De relembrar que a preocupação do atual executivo municipal liderado por Rui Teixeira com a elaboração de uma estratégia concertada para os migrantes começou em 2022, com a realização de um exaustivo diagnóstico da população imigrante residente no concelho. Entre as várias sugestões apontadas no documento final destacava-se a importância da realização de cursos de português, a realização de festas e outras atividades culturais de integração, além de providenciar serviços de apoio diversos”, refere a autarquia.