O fim de Semana de Carnaval traz animação, sabores e tradição a Ponte da Barca, com a autarquia a promover um vasto conjunto de eventos.
Nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, a Praça da República será palco da Feira do Fumeiro, uma festa que promete encantar moradores e visitantes com uma ampla variedade de sabores e tradições.
Produtores de Ponte da Barca e de outras localidades vão apresentar as suas especialidades, desde chouriços, alheiras, presuntos, entre outros.
Os produtores de vinho de Ponte da Barca também vão marcar presença.
Além disso, a feira vai contar com animação diária, como música ao vivo com Hugo Costa e Ricardo Rocha, Xico Malheiro & Raízes, animação com os Gaiteiros de Bravães, e danças e músicas tradicionais com Rusgas e Ranchos Folclóricos do Agrupamento de Escolas, S. João, Ponte da Barca e Paço Vedro de Magalhães.
No “Domingo Gordo”, 11 de fevereiro, os restaurantes locais têm em destaque o tradicional Cozido à Portuguesa, marcando o início dos Domingos Gastronómicos.
Esta iniciativa, promovida pela autarquia, “tem como objetivo destacar a excelência da gastronomia local e promover a economia da região”.
Lindoso prepara-se também para uma das celebrações mais antigas do país: o Pai Velho, uma verdadeira viagem no tempo e um tributo à rica herança cultural portuguesa.
Na noite de segunda-feira, 12 de fevereiro, a Praça da República vai ganhar vida com um animado Baile e Concurso de Máscaras, em celebração do Carnaval.
Os participantes irão competir pela originalidade e criatividade das suas máscaras, com prémios generosos em jogo.
A festividade, com início às 22h00, vai contar com a presença de Delfim Júnior & Ympério Show.
A autarquia deu ainda nota que “complementando esta oferta, no sábado de manhã, às 11h, a Biblioteca Municipal de Ponte da Barca promove “Yogar com Histórias”, iniciativa que tem como objetivo entrelaçar a magia da leitura com a serenidade do Yoga, numa fusão harmoniosa de corpo e mente, sob a orientação da instrutora Manuela Fernandes”.
À tarde, pelas 16h, nos Paços do Concelho, decorre a inauguração da Exposição “Pigmento Caleidoscópico”, da autoria de Mafalda de Castro – Malouca .