Altominho.tv

Associação de Miranda recriou a Rojoada à Moda antiga

Nos passados dias 2 e 3 de dezembro a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda recriou a matança do porco e rojoada à moda antiga.

Com lotação mais do que esgotada, a Sede desta associação, antiga Escola Primária de Agrochão, acolheu mais um evento. Nos últimos tempos este espaço foi alvo de obras de melhoria. Também nos cabe a conservação do património, este espaço faz parte das memórias de muitos mirandendes, foram muitas histórias e vivências ali vividas ao longo de décadas.

Quanto ao evento, nenhum pormenor foi descorado, mais uma vez elementos da direção e voluntários “arregaçaram as mangas” para dois dias intensos de trabalho. Revivendo um típico fim de semana de início de inverno para os nossos antepassados, essencial para a auto-suficiência das famílias mirandenses, em que familiares e vizinhos se reuniam em volta do carro das vacas cada um com o seu colomo, faca, pedaço de telha ou sabão rosa para chamuscar e lavar o porco. Enquanto isso, ao lume, o pote a cozer o sangue (verde). Foi assim que se fez no sábado. No domingo, o dia começou às 7h00. Lume aceso, porco desmanchado e mais de 20 panelas e potes em volta da fogueira, tudo desde a “sopa da matança” ao sarrabulho foi cozinhado desta forma, como manda a tradição. Para começar bem o dia nunca pode faltar o café com leite da matança. Nota para uma particularidade desta freguesia, as belouras/bolachos/farinhatos/bicas não levam sangue. Foi um dia de convívio, partilha de lembranças de tempos que eram duros, mas felizes. No fim de almoço um doce típico de Natal para adoçar, a aletria. E pela tarde fora, desgarradas e danças para desgastar as calorias.

Mais um ano este evento foi um sucesso absoluto.

A Miranda tem força, tem povo, tem capacidade, tem, acima de tudo, sabedoria. Tem estórias para ir mais além. E tem ido. Com muito empenho, trabalho, paciência e companheirismo na base, o caminho deste projeto tem sido risonho.

Hoje em dia esta associação tem mais de 10000 seguidores no facebook e centenas de milhares de visualizações.

Uma certeza prevalece. O futuro ainda reserva muitas histórias para contar.