Altominho.tv

Radioterapia em Viana: Ministro da Saúde diz que “assunto está a ser estudado”

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse esperar “estar em condições de tomar uma decisão no primeiro trimestre de 2024”, em resposta à reivindicação que milhares de pessoas fizeram, ao longo dos últimos meses, pela criação de um serviço de radioterapia no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

“O assunto está a ser estudado, de forma aprofundada, nos Serviços do Ministério da Saúde. Trata-se de matéria delicada, que tem de ser analisada com todo o rigor. É isso que temos vindo a fazer, valorizando sobretudo a qualidade dos cuidados prestados aos doentes. A radioterapia, como muitas outras tecnologias do serviço da saúde, tem sofrido uma grande evolução. Os tratamentos são de tipologia muito diversa, mais precisos, permitindo administrar maior dose, com menos efeitos laterais”, pode ler-se na resposta, partilhada pela Liga dos Amigos do Hospital, na qual Defensor Moura é presidente da Assembleia-Geral.

“É imperioso assegurar que o importante valor da proximidade, acarretando menor incomodidade para os doentes, não tenha como contraponto uma redução da sofisticação técnica dos tratamentos. Como bem destaca, o que está em causa não é o financiamento. Muito provavelmente a descentralização de cuidados até permitirá poupar recursos, visto que as longas viagens, além de incómodas para os doentes, são muito onerosas para o SNS”, acrescenta o Ministro.

A Liga dos Amigos do Hospital reagiu, dizendo que a  resposta é “compreensível, mas insatisfatória”.