Altominho.tv

Paredes de Coura prevê investimento de 742 mil euros em Bairro Comercial Digital

A Câmara de Paredes de Coura vai investir 742 mil euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para que 132 negócios de comércio e produtos locais tenham uma plataforma de venda ‘online’, foi hoje anunciado.

A candidatura a Bairro Comercial Digital prevê um financiamento do PRR até 677 mil euros e um prazo de desenvolvimento de 25 meses, com conclusão prevista para 2025, explicou à Lusa o vice-presidente daquela autarquia do distrito de Viana do Castelo, Tiago Cunha.

“Foi no contexto da pandemia [covid-19] que percebemos a importância da digitalização para a manutenção dos pequenos negócios, sobretudo para os produtores locais integrados na Loja Rural (CouraMe) e para os produtores do Mercadinho Local. Se até então havia uma vontade de implementar uma estrutura de ‘e-commerce’, isso tornou-se uma necessidade”, observou.

O projeto, designado Bairro do Amor – COURAME5.0, abrange 132 negócios, entre estabelecimentos comerciais tradicionais, os produtores locais da Loja Rural e os que integram o mercadinho semanal do concelho.

A intenção da autarquia é que estes negócios integrem uma plataforma de ‘e-commerce’ já existente, para que possam vender os seus produtos ‘online’.
“Os comerciantes terão, depois, de se articular com essa plataforma de forma a entregarem os seus produtos aos distribuidores”, explicou o vice-presidente do município.

O projeto é desenvolvido em consórcio com a LANDRA – Associação para a Promoção da Cultura e tendo como parceira a Associação Empresarial de Paredes de Coura.

“O nome Bairro do Amor foi escolhido para dar expressão à afetividade e à relação de proximidade entre comerciantes/produtores e os clientes nos negócios de bairro, e para lembrar que, apesar da digitalização, ela não pode perder-se”, observou Tiago Cunha.