A iniciativa ‘Férias Fora de Portas’ 2023, que decorreu no concelho de Monção entre os dias 3 de julho e 18 de agosto, contou com a participação de cerca de 300 crianças que frequentam a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo de Ensino Básico do concelho monçanense, foi hoje anunciado.
Ao longo de sete semanas, as crianças tiveram a oportunidade de “viver dias enriquecedores e saudáveis, num verdadeiro ambiente de férias e intercâmbio”.
Neste período, “preenchido com amizade, alegria e partilha”, os mais pequenos puderam colocar o “pé na água”, meter as “mãos na massa” e deixar a “criatividade à solta”, andando “sempre a mexer” com “coisas nossas” e “fora de portas”.
Promovida pelo município de Monção, esta iniciativa “constituiu uma resposta às necessidades dos encarregados de educação que, neste período de prolongada pausa letiva, conhecem algumas dificuldades para a ocupação do tempo livre dos seus filhos”.
Além da componente lúdico-recreativa, as ‘Férias Fora de Portas’ procuram, adicionalmente, “proporcionar experiências e oportunidades diversas aos mais pequenos, partindo do objetivo central, sempre presente, de garantir o cumprimento das suas expetativas e desejos”.
A vereadora Daniela Fernandes, responsável pelo pelouro da educação, acompanhou muitas das atividades desenvolvidas e destacou a “forma positiva” como decorreu a iniciativa.