A Câmara Municipal de Monção celebrou, recentemente, um protocolo de colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, que tem como principal objetivo a disponibilização de consultas gratuitas de psico-oncologia à população monçanense, todas as quartas-feiras de manhã, anunciou hoje a autarquia em comunicado.
O município de Monção pretende “promover a saúde pública, através da prestação de cuidados à população mais vulnerável do concelho, bem como a criar/otimizar serviços/respostas sociais que valorizem a qualidade de vida e o bem-estar físico e psicológico da população monçanense”.
As consultas vão realizar-se todas as quartas-feiras, no período da manhã, na sede da União de Freguesias de Monção e Troviscoso. As marcações devem ser efetuadas no Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Monção, “em qualquer momento”.
Este serviço destina-se “ao doente oncológico, familiares, cuidadores e profissionais de saúde na área da oncologia”.
Além do suporte psicológico, o serviço vai “prestar apoio aos doentes em situação de precaridade económica e social, através de reembolsos ou ajudas técnicas em medicamentos, aquisição de óculos, despesas de luz e água, transporte, suplementos alimentares, material terapêutico e tratamento dentário”.
Este serviço é alargado também às pessoas que pretendam deixar de fumar, através de apoio psicológico especializado. Ao mesmo tempo, estas consultas também permitem esclarecer dúvidas sobre os direitos do doente oncológico nas áreas de direito civil, seguros, trabalho, saúde, fiscalidade e segurança social.