Altominho.tv

Dia Aberto de agosto no Museu Bienal de Cerveira promove oficinas criativas para toda a família

O próximo “Dia Aberto no Museu Bienal de Cerveira” é dedicado a toda a família. Para além do acesso gratuito aos espaços expositivos, no sábado, dia 12 de agosto, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai promover oficinas criativas de linogravura, anunciou hoje a FBAC.

No âmbito do 1º Ciclo de exposições de 2023, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira está a promover a iniciativa “Dias Abertos no Museu Bienal de Cerveira” um sábado por mês. Trata-se de um programa de ativação de atividades paralelas às exposições patentes, que tem como objetivo “trabalhar o diálogo com a comunidade, através da literacia pelas Artes, da mediação cultural e do contacto direto com os artistas”.

No próximo sábado, as famílias terão oportunidade de conhecer as oficinas do Fórum Cultural de Cerveira e aprender a trabalhar a técnica da linogravura. A linografia ou linogravura “consiste numa técnica de impressão que utiliza o linóleo como matriz”.

“Embora, inicialmente, o linóleo tenha sido utilizado como uma alternativa à madeira na xilografia, com o tempo, tornou-se uma técnica própria, e é frequentemente utilizada para criar ilustrações, cartazes e arte impressa em geral”.

Através da experimentação artística, esta a iniciativa pretende “incentivar o regresso às disciplinas artísticas manuais, ao desenvolvimento da motricidade, à criatividade, à imaginação e à descoberta”.

A participação no programa é gratuita, bem como o acesso aos espaços expositivos. A FBAC integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.