No âmbito do Orçamento Participativo Municipal (OPM), foram apuradas 19 propostas para votação, nomeadamente, três propostas da área da Cidadania/Responsabilidade Social/Juventude, sete da área da Cultura/Desporto e Bem-Estar/Associativismo, seis da área do Ambiente/Sustentabilidade e três da área da Promoção empresarial e territorial.
O período de votação já está a decorrer e termina a 30 de setembro, seguindo-se a aprovação do orçamento, a apresentação dos resultados, a revisão do orçamento e a respetiva avaliação.
O montante anual foi definido em 50 mil euros divididos da seguinte forma: “10 mil euros para cada projeto das quatro áreas mencionadas com os 25% de majoração por candidatura jovem”, deu nota a autarquia em comunicado.
Participaram no OPM, através da apresentação de propostas e exercício do voto, cidadãos com idade superior ou igual a 14 anos, naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes em Arcos de Valdevez.
A Câmara Municipal realizou sessões de participação na Escola de Sabadim, na Casa do Povo de Soajo, na Escola de Távora e na Casa das Artes.
O Orçamento Participativo Municipal é uma iniciativa da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, que pretende “promover uma maior proximidade aos cidadãos, consolidando a sua participação democrática e o envolvimento dos mesmos à causa pública”.