O Centro de Ciência Viva de Arcos de Valdevez – Oficinas de Criatividade Himalaya – associou-se à iniciativa “Ciência Viva no verão”, que vai na 27.ª edição, e está a promover várias atividades no município arcuense.
De acordo com o comunicado enviado pelo município, a ciência está a “sair à rua” em todo o país com “centenas de ações de participação gratuita”, organizadas por Centros Ciência Viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas.
Em Arcos de Valdevez, as atividades começaram ontem, dia 15 de julho, com a “Identificação e Anilhagem de Aves”, no rio Vez. Com esta atividade, os participantes tiveram a oportunidade de estar em contacto com a natureza e observar a “avifauna que habita no rio Vez” e assistiram à “demonstração de captura e marcação de aves, às técnicas e procedimentos utilizados, e ainda a aspetos morfológicos das aves capturadas”. A sessão foi dinamizada pelo anilhador Luís Ribeiro, credenciado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A próxima iniciativa vai realizar-se no dia 29 de julho e intitula-se “BioBlitz – Biodiversidade do rio Vez” e “todos os interessados em biodiversidade” estão convidados a observar o rio Vez, com o “objetivo de identificar e registar o maior número de espécies possível, mapeando assim a biodiversidade local”.
No dia 04 de agosto, o mercado municipal vai acolher um “Workshop de Produção de Cerveja Artesanal”. Este Workshop vai “abordar os processos da produção de cerveja, os fundamentos científicos por trás de cada etapa e respetivas matérias primas”.
No dia 12 de agosto, pelas 21h45, vai decorrer uma “observação astronómica” no Centro de Ciência Viva dos Arcos. Esta ação será dinamizada pelo Planetário – Casa da Ciência de Braga.
Por fim, no dia 19 de agosto, o município vai contar com a atividade “Maçãs Solares”, que “vai unir duas temáticas importantes: as variedades de maçãs regionais e os
fornos solares”. O local escolhido para esta atividade é “um pomar municipal de macieiras de variedades regionais” e contará com a presença do professor e investigador Raúl Rodrigues.
Todas as atividades são gratuitas, de inscrição obrigatória e têm vagas limitadas.