Altominho.tv

Festa da Rosca e do Papudo realiza-se este fim de semana em Monção

A festa “mais doce” do concelho de Monção realiza-se este fim de semana, 15 e 16 de julho, na Praça de Nossa Senhora dos Milagres, em Cambeses. Este evento pretende “divulgar, promover e comercializar” o produto típico da doçaria monçanense que, em 2019, foi distinguida como uma das “7 Maravilhas Doces de Portugal”.

Com abertura marcada para as 18h15, a Festa da Rosca e do Papudo será antecedida pela inauguração da nova Praça de Nossa Senhora dos Milagres, cerimónia que vai ser presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.  “A requalificação possibilitou a regeneração urbanística daquele espaço singular, localizado nas traseiras do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, transmitindo-lhe maior funcionalidade e atratividade”.

Além de provas de vinhos dos rótulos produzidos na freguesia (Cortinha Velha e Quinta de Requesende), esta festa de Monção será palco de “grande animação e convivência”.

No domingo, pelas 10h30, será feito um workshop sobre a confeção da rosca e do papudo e também haverão várias atuações de “diversos” agrupamentos musicais.

No regresso da Feira da Rosca e do Papudo, cuja última edição teve lugar em 2019, os munícipes e visitantes podem “deliciar-se com as roscas e papudos tradicionais e, ao mesmo tempo, com as “tendências inovadoras” de confecionar o produto, feitas à base de vinho Alvarinho, canela e chocolate.

Este doce típico do concelho de Monção  está a conseguir chegar a um público cada vez “mais diversificado”.