O Aquamuseu do rio Minho, localizado no concelho de Vila Nova de Cerveira, atingiu a “maioridade” na prestação de um serviço público supramunicipal de excelência e vai celebrar o simbolismo desta data com um dos seus públicos-alvo preferencial, que são as famílias. Deste modo, para este fim de semana, está prevista a realização de um “conjunto de atividades dinâmicas e interativas, de caráter gratuito”.
A programação comemorativa arranca amanhã, às 10h00, com a inauguração da exposição “Redes e Armadilhas no rio Minho”, seguindo-se um espetáculo infantil agendado para as 15h45. O primeiro dia de festa termina com a receção de 20 crianças que vão participar na atividade “Dormir com os Peixes”, às 21h00 (mediante inscrição prévia).
Para domingo está prevista uma visita guiada encenada, com início às 10h30, e durante o período da tarde é possível visitar todos os espaços do Aquamuseu do rio Minho, de forma gratuita.
Foi a dia 13 de julho de 2005 que o Aquamuseu do Rio Minho abriu portas ao público, tendo como missão “a promoção e divulgação de todo o património natural e cultural associado ao Rio Minho”. Neste momento, apresenta-se como “um dos maiores polos de atração turística de Vila Nova de Cerveira por transportar para dentro de quatro paredes toda a riqueza daquele curso de água internacional”.
Para mais informações e inscrições, os interessados devem contactar o Aquamuseu do Rio Minho. As atividades são de participação livre, com exceção da atividade “Dormir com os peixes” cuja inscrição é obrigatória, podendo ser feita pelo telefone 251 708 026 ou via email para aquamuseu@cm-vncerveira.pt.