O Município de Ponte de Lima, deu hoje nota que, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Ponte de Lima e a Associação Cais do Lethes, vai promover mais uma edição do Programa de Férias para a Inclusão – Verão 2023.
Este projeto, desenvolvido pelo Município de Ponte de Lima, “é destinado aos alunos portadores de necessidades especiais, durante os períodos de férias escolares”.
Na nota enviada hoje, pode ler-se que “face à necessidade dos encarregados de educação da criação de respostas de acolhimento dos seus educandos, durante os períodos de férias, foi criado o Programa Férias para a Inclusão, que visa dar resposta a esta necessidade sentida, e proporcionar, assim, a estas crianças e jovens, momentos de lazer e diversão durante os períodos de férias letivas”.
Tratando-se de um grupo “de especial vulnerabilidade”, pretende-se, também, “promover a inclusão social e o desenvolvimento psico-motor destes alunos, integrando-os em múltiplas atividades de carater lúdico, recreativo, cultural e desportivo, de que se destacam os jogos didáticos, trabalhos manuais, a pintura, a culinária, bem como os passeios e visitas ao Museu do Brinquedo, à Feira do Cavalo, ao Museu dos Terceiros, à Alaar, à Feira do Livro e às Piscinas Municipais, entre outras”.
As atividades do Programa Férias para a Inclusão iniciam às 9h30, nas instalações da EB1 de Ponte de Lima e irão decorrer entre 3 a 31 de julho de 2023.
Durante este período, “os alunos poderão contar com o acompanhamento a tempo inteiro de um técnico e pessoal auxiliar, especializados no acompanhamento destas crianças e jovens”.