Altominho.tv
MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ

Novo centro de recolha de biomassa instalado em Arcos de Valdevez

A Câmara de Arcos de Valdevez, em articulação com as juntas de freguesia, está a instalar centros de recolha de biomassa no concelho. O mais recente centro está localizado em Vilafonche.

Segundo a autarquia, a população pode utilizar os centros de biomassa para depositar de resíduos resultantes de podas e do abate florestal.

“A utilização destes centros não tem custos para as pessoas que pretendam ali depositar os seus resíduos florestais ou de podas caseiras”, explica o município em comunicado, acrescentando que “os resíduos florestais constituem um risco acrescido para a deflagração de incêndios e a deposição destes resíduos nos contentores de resíduos sólidos urbanos não é permitida”.

MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ

Em 2021, foi instalado o primeiro centro de recolha de sobrantes agrícolas e florestais na União de Freguesias de São Jorge e Ermelo. Na última semana, entrou em funcionamento outro centro na União de Freguesias de Arcos Salvador, Vilafonche e Parada.

A União de Freguesias de Padreiro (Salvador e Santa Cristina) também já está dotada daquele equipamento e, até final do mês, abre um quarto centro na freguesia de Oliveira.

Segundo o vereador do Ambiente, Olegário Gonçalves, os resíduos depositados nestes três centros são encaminhados para uma empresa de produção de biomassa, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga.

“O objetivo é, até 2024, termos instalados, no mínimo, 20 centros de recolha de resíduos agrícolas e florestais, para garantir a cobertura, na íntegra, do território do concelho, num investimento de cerca de 150 mil euros, suportado pelo município”, apontou Olegário Gonçalves.

O município refere que “está disponível para apoiar a instalação de centros de recolha de biomassa, de forma a dotar o concelho com uma rede de centros de recolha, distribuídos pelo território, contribuindo para o tratamento adequado destes resíduos e para a diminuição de risco de incêndio”.