Altominho.tv

Encontros Vínicos do Vinho Verde decorrem a 12 e 13 de maio em Viana do Castelo

Viana do Castelo acolhe, nos dias 12 e 13 de maio, os XII Encontros Vínicos do Vinho Verde, que pretendem “voltar a trazer para debate este vinho tão característico da região do Minho”.

A iniciativa, que resulta de uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, visa “valorizar a oferta de produtos nacionais e impulsionar a atividade vitivinícola e o vinho verde como produto de dimensão estratégica”.

No primeiro dia do evento, decorrem seminários, curso de provas de vinhos e o Jantar de Gala, onde serão anunciados os grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023.

A abertura acontece pelas 09h30, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, com o seminário “Sustentabilidade nos Vinhos Verdes”.

Já no dia 13 de maio, o programa dos Encontros Vínicos do Vinho Verde dá destaque à vocação mercantil de Viana do Castelo no contexto vitivinícola, incluindo uma visita guiada a um dos mais antigos locais de produção vitivinícola de Viana do Castelo e ainda uma visita ao Solar de Merufe, onde encerrará o evento.