Altominho.tv

Monção: Passivo corrente do município diminuiu cerca de 1 milhão de euros

O Executivo Municipal de Monção aprovou, por maioria, com cinco votos a favor do PSD e duas abstenções do PS, a Prestação de Contas de 2022. O documento será objeto de apreciação e votação em sessão da Assembleia Municipal, que terá lugar esta noite, na EPRAMI.

“O Município de Monção atingiu um excelente nível de execução orçamental, assegurando a maior receita de sempre, na ordem dos 25 milhões de euros, e diminuindo o passivo corrente em cerca de 1 milhão de euros”, refere a autarquia em comunicado.

De acordo com o município, no último ano, o endividamento com empréstimos bancários evoluiu favoravelmente, tendo-se assistido a nova diminuição com os encargos anuais relacionados com amortizações e juros.

“Entre o valor de 2017 (964.966,80 €) e o valor definido para 2023 (559.264,00 €), reduziu-se em mais de 40% os encargos financeiros com empréstimos bancários”, explica.

“O equilíbrio financeiro e o apoio às famílias monçanenses, verificado no presente exercício, reflete a preocupação do município numa gestão criteriosa, baseada numa intervenção responsável e realista, com enfoque no desenvolvimento estrutural e abrangente do território concelhio”, afirma António Barbosa, presidente da Câmara Municipal.