Altominho.tv

RAFAĖLLA nomeada para prémios internacionais nos EUA: “Estou radiante”

Rafaela Alves, natural de Areosa, Viana do Castelo, foi nomeada para os Internacional Portuguese Music Awards (IPMA) 2023.

Com o single “onde nasce o rio”, na categoria “Novo Talento”, RAFAĖLLA de 25 anos, vai atuar ao vivo nos EUA a 20 de maio, no Providence Performing Arts Center, em Rhode Island. O evento será apresentado pela atriz Daniela Ruah, com transmissão em direto da RTP Internacional.

Em declarações à Altominho TV, a cantora, compositora, pianista e produtora não escondeu a satisfação pela nomeação.

“Estou radiante. Inscrevi-me em novembro, pois era algo que gostava. Entretanto, com o passar do tempo, esqueci-me que o tinha feito. Quando recebi a notificação de que tinha sido nomeada foi uma grande surpresa”, afirma a vianense, que atualmente concilia o trabalho de pianista num hotel em Viana do Castelo com as gravações no estúdio.

“O fato de poder atuar lá já supera todas as minhas expetativas. Claro que se ganhasse era excelente, mas já estou muito satisfeita”, acrescenta.

O IPMA é uma cerimónia que se realiza anualmente, nos Estados Unidos, que celebra e premeia artistas luso-descendentes vindos do mundo inteiro, em diversas categorias.

RAFAĖLLA é a identidade artística de Rafaela Alves, sob a qual tem já dois singles disponíveis nas plataformas digitais – “onde nasce o rio” e “best way“. Ambas as canções farão parte do seu EP de estreia – “Ground” – com data de lançamento para breve.

Este será o primeiro volume de um projeto   com   princípio, meio  e  fim,   organizado   em   quatro   partes,   chamado   “An Image For The Listener”. Uma representação quase gráfica do ser, que junta as influências do Pop, RnB e World Music, e vai desde a raíz até ao auge da expansão, guiada pelo impulso da partilha.

Foi   este   impulso   que   a   levou, desde   muito   cedo   a   procurar respostas   na   música.  Aos nove  anos,  RAFAĖLLA  deu   o   primeiro passo nos seus estudos musicais e nunca mais parou. A procura pelas ferramentas necessárias para pintar o seu universo pessoal levou-a a estudar Piano Clássico na Escola Superior de Música e Artes   do   Espetáculo  (ESMAE,   Po r to ),   Ca n to  Ja z z   n o Conservatório de Música do Porto, e a frequentar diversas aulas e workshops   de   Harmonia,   Produção   Musical   e   Songwriting,   ao longo dos anos.

Com uma criatividade cada vez mais inquieta e alimentada pelo novo   conhecimento,   foi-se   juntando   a   alguns   projetos   que   lhe permitiram aproximar-se do palco e ganhar uma vasta experiência também como arranjista e compositora: os Contraponto (grupo a capella,  finalista   Got   Talent   Por tugal   2016),   a s   canções “Bailarina” d’Os Bolha (vencedora do IPMA 2022, na categoria “Tradicional”) e “Juro Já Nem Paro” de iolanda, para as quais fez arranjo, e finalmente, o seu projeto a solo.