O Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, recebe o Mercado de Páscoa, pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa decorre de 6 a 9 de abril, com 16 expositores e um conjunto diversificado de atividades lúdico-pedagógicas para os mais pequenos.
Depois da primeira edição em 2022, a Câmara de Vila Nova de Cerveira decidiu dar “uma maior dimensão” ao evento que, além de passar de três para quatro dias, conta com a presença de um número maior de expositores de áreas mais diversificadas. A doçaria tradicional associada à época da Páscoa mantém-se como o principal destaque do mercado, mas haverá ainda a mostra e venda de produtos artesanais, bem como de gastronomia.
No que diz respeito à animação, os mais pequenos continuam a ser os mais visados com a dinamização permanente de pinturas faciais, insufláveis e jogos tradicionais, bem como a tradicional Caça aos Ovos ao longo dos quatro dias.
Com um cariz mais familiar, estão previstos dois espetáculos de teatro e uma Hora do Conto ao ar livre, assim como a dinamização de um workshop do cestinho sustentável, dinamizado pelo Aquamuseu do Rio Minho, o atelier “Vem descobrir as cores da Páscoa” com a Associação Cultural Convento de San Payo, e o atelier “Diferença”, inspirado na obra de Marisa Piló e impulsionado pelos Serviços Educativos da Fundação Bienal de Arte de Cerveira.
O Mercado de Páscoa de Vila Nova de Cerveira tem acesso livre e decorre entre quinta-feira e domingo de Páscoa, no Parque de Lazer do Castelinho, entre as 11h00 e as 19h00, com exceção de sábado, cuja abertura acontece às 10h00.
Entre 6 e 16 de abril, no centro histórico, pode ser ainda visitada a Exposição de Coelhos Gigantes, com 20 trabalhos realizados por associações, instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia do concelho, que aceitaram o desafio do município.