Altominho.tv
CM CAMINHA

“Andainas da primavera” promovidas por Caminha e A Guarda começam no sábado

Os municípios de Caminha e A Guarda vão iniciar mais uma edição das “Andainas da primavera”. A primeira caminhada decorre no próximo sábado, 11 de março, na Ecovia do Rio Minho que liga Monção e Valença.

É com um percurso de 13 quilómetros de extensão que arranca esta edição. A saída acontece às 9h00 da esplanada da Sangriña, em A Guarda, e ao longo do trajeto, que se desenvolve na margem esquerda do rio Minho, os participantes poderão encontrar vinhedos, campos de cultivo, vistas panorâmicas sobre o rio Minho, pesqueiras, praias fluviais e ínsuas, inseridas em Rede Natura 2000, e ainda visitar a Torre de Lapela. O percurso, com a duração prevista de quatro horas e meia,  termina junto ao Mosteiro Beneditino de Ganfei.

As “Andainas de Primavera” incluem quatro percursos, que começam pela Ecovia do Rio Minho, seguindo-se uma caminhada pelo Monte Aloia, em Tui, a 25 de março, outra pelo Mezio, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a 22 de abril, e a última na Ilha de Sálvora, em O Grove, no dia 6 de maio.

A iniciativa conjunta dos municípios de Caminha e A Guarda pretende “incentivar a união e intercâmbio entre os povos das duas margens do rio Minho e promover a riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana da Galiza e do Alto Minho”.

O valor de inscrição em cada percurso é de 10 euros por participante, com exceção do percurso do dia 6 de maio, cujo valor da inscrição é de 22,50 euros. O valor da inscrição inclui transporte, seguro e apoio logístico.

Os municípios de A Guarda e de Caminha asseguram o transporte dos participantes desde A Guarda e Caminha até ao ponto de início de cada percurso, bem como o regresso.

As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento de um formulário.