Altominho.tv
MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ

Centro Interpretativo do Barroco em Arcos de Valdevez recebeu 12 mil visitantes

Cerca de 12 mil pessoas visitaram o Centro Interpretativo do Barroco, em Arcos de Valdevez, durante o ano de 2022, informou a autarquia local.

Em comunicado, o município considera que o número de visitantes que passaram pelo centro instalado na Igreja do Espírito Santo, classificada em 1977 como Imóvel de Interesse Público, “demonstra que este espaço cativa e desperta nas pessoas vontade de o visitar e participar nas atividades nele dinamizadas”.

O visitante poderá conhecer, através de painéis eletrónicos, informação sobre a história e as características de um dos mais importantes templos da região Norte do país e também poderá optar pela utilização de um tablet ou óculos de realidade aumentada – HoloLens – para aceder ao conteúdo interativo disponível no espaço, guiado pelo anjo “Asinhas”.

No interior do Centro Interpretativo do Barroco, é possível encontrar “alguns dos melhores exemplares da arte religiosa portuguesa do século XVII e XVIII”.

Naquele equipamento da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, está ainda a instalação “Alto Minho 4D – Viagem no Tempo”, que convida a viajar pelo período barroco “numa experiência tecnológica única, multimédia, através da projeção nas paredes e nos elementos escultóricos”.

“O Centro Interpretativo do Barroco dá-nos a conhecer o Barroco na região do Alto Minho, servindo de porta de entrada para o Barroco nos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo”, explica a autarquia.