Altominho.tv

Symington aposta na produção de Alvarinho e compra “Casa de Rodas” em Monção

A Symington Family Estates comprou a propriedade histórica “Casa de Rodas” em Monção, onde vai produzir uma gama de vinhos em 2023.

Em comunicado, o CEO da empresa, Rupert Symington, afirma que “é com enorme satisfação” que anuncia o “importante investimento”, ainda que não tenha revelado o valor da operação.

Segundo o empresário, os vinhos brancos produzidos na área da sub-região do Vinho Verde de Monção e Melgaço, “estão entre os melhores de Portugal”, já que é “privilegiado com um microclima específico que limita o rendimento das colheitas”. Por esse motivo, decidiu apostar numa propriedade que inclui 27,4 hectares de vinha, plantada exclusivamente com a casta Alvarinho e uma casa senhorial do século XVII.

O enólogo e consultor de viticultura será Anselmo Mendes, lê-se no comunicado, já que “se tornou um dos mais reputados enólogos de Portugal e num dos pioneiros da região do Vinho Verde”.

Para Rupert Symington, Portugal tem um grande potencial ainda por explorar no que toca à produção vinícola, e diz-se determinado a estar “na primeira linha da consolidação desta reputação”, principalmente no que diz respeito aos mercados de exportação, onde várias marcas portuguesas ainda são sub-representadas.

Nos últimos anos, a empresa vinícola expandiu o seu negócio para novas categorias de vinhos portugueses e em 2016 adquiriu uma propriedade de 42 hectares nas encostas da Serra de São Mamede no Alto Alentejo.