Altominho.tv

Proteção Civil vai simular acidente ferroviário

São Pedro da Torre, em Valença, vai receber um simulacro da Proteção Civil Distrital, esta madrugada, entre as 00h00 e as 2h00, próximo à Estação dos Comboios.

O exercício vai simular um acidente ferroviário, na linha do Minho, à altura da passagem de nível de São Pedro da Torre, entre um comboio, um veículo pesado com matérias perigosas e um veículo ligeiro.

O exercício visa testar os procedimentos, a articulação entre as estruturas gestoras da emergência, bem como testar a prontidão e operacionalidade dos meios no terreno.

Neste exercício vão ser utilizados, pela primeira vez, os equipamentos novos dos Bombeiros de Valença de ação em desastre com matérias perigosas, financiados pela CIM Alto Minho.

Esta ação contará com a participação do Centro Operacional do Norte do 112, Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e coletividades da freguesia, Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, Comboios de Portugal, Bombeiros Voluntários e municipais de todo o Alto Minho, Cruz Vermelha, GNR, PSP, Infraestruturas de Portugal, INEM, SEF e Câmara Municipal de Valença, através dos Serviços de Proteção Civil.

Este exercício enquadra-se no Plano Distrital de Proteção Civil e tem o nome Livex Linha do Minho 2022.