Altominho.tv

População estrangeira a aumentar em Cerveira

O número de estrangeiros a viver em Vila Nova de Cerveira continua a aumentar. De acordo com os resultados (ainda) provisórios dos Censos 2021 disponibilizados pelo INE, os residentes de naturalidade estrangeira de fora da União Europeia passaram de 414 para 698, representando agora 7,8% da população em 2021, quando representavam 4,5% em 2011, correspondendo a uma variação positiva de 68,6%.

Assim, tendo a população de Vila Nova de Cerveira sobretudo naturalidade portuguesa, os residentes de naturalidade estrangeira têm aumentado a sua representação local, correspondendo já a 12,3%.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai apresentar, no próximo dia 16 de novembro, o diagnóstico da população imigrante residente no concelho. A apresentação pública realiza-se no Auditório José Manuel Carpinteira do Fórum Cultural de Cerveira, às 18h00, assinalando, também, o Dia Internacional da Tolerância.

“É neste quadro que o Diagnóstico da População Imigrante Residente em Vila Nova de Cerveira se afigura como premente, visando determinar a dimensão da população imigrante, conhecer o perfil dos imigrantes e determinar a respetiva situação em diferentes dimensões”, informa a autarquia em comunicado.

A população do município de Vila Nova de Cerveira contempla 8.923 residentes, um número inferior ao registado nos Censos 2011 que era de 9.253 residentes, correspondendo a uma variação negativa de 3,6%.