Altominho.tv

Câmara de Viana tem 25 bolsas para estudantes do ensino superior

A Câmara de Viana do Castelo vai atribuir 25 bolsas de estudo a estudantes do concelho matriculados ou inscritos no primeiro ciclo do ensino superior. De acordo com a nota de imprensa divulgada pela autarquia, esta medida visa “estimular a continuação dos estudos pelos alunos com menos possibilidades económicas”. O período de candidaturas foi prolongado e decorre até 15 de novembro.

“A atribuição de bolsas de estudo tem por finalidade apoiar o prosseguimento de estudos a estudantes com aproveitamento escolar que, por falta de condições económicas, se veem impossibilitados de o fazer”, explica o município, acrescentando que o objetivo desta bolsa de estudo municipal é “contribuir ativamente para o desenvolvimento educacional do concelho de Viana do Castelo”.

A autarquia vai atribuir “até um máximo de 20 bolsas para alunos que frequentem instituições de ensino superior e cinco para alunos que frequentem o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)”. As verbas para bolsas de estudo encontram-se inscritas no Orçamento e Plano de Atividades do município e o valor é decidido anualmente.

Para concorrerem, os candidatos têm de residir no concelho de Viana do Castelo “há pelo menos cinco anos”, não podem ser detentores de licenciatura ou bacharelato nem possuir por si só, ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao Indexante dos Apoios Sociais (IAS). Para além disso, só pode candidatar-se quem não for beneficiário de outra bolsa de estudo ou subsídio para o mesmo fim. Segundo o regulamento, também é necessário indicar a média de ingresso no ensino superior e ter aproveitamento escolar no ano letivo anterior.

Para a candidatura, existe um formulário próprio que deve ser preenchido e enviado através de correio eletrónico, incluindo todos os documentos exigidos no regulamento.