Altominho.tv

Monção distinguido com menção honrosa na 6.ª edição do Prémio “Viver em Igualdade”

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género distingiu, com uma menção honrosa, o município de Monção na 6.ª edição do Prémio “Viver em Igualdade” para o biénio 2022-2023.

O Prémio “Viver em Igualdade” tem como objetivo distinguir municípios com boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades desenvolvidas para alcançar os objetivos de igualdade propostos na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018/2030 – Portugal + Igual.

No total, foram distinguidos 25 municípios com o prémio. Já as menções honrosas foram atribuídas a uma junta de freguesia e a oito municípios de várias regiões do país, entre eles, o município de Monção.

“Este reconhecimento é revelador de que somos um dos melhores municípios do país para viver em igualdade. No Alto Minho, fomos o único município distinguido, o que demonstra o trabalho que temos efetuado e o nosso compromisso em fomentar a cidadania e a igualdade de oportunidades”, sublinhou o presidente da Câmara, António Barbosa, citado na nota enviada esta terça-feira à imprensa.

O autarca referiu ainda que “o município tem colocado em prática várias ações para a promoção da igualdade de género”, procurando “diminuir as desigualdades sociais e reforçar a coesão social em todas os setores da sociedade”.

O júri de seleção da 6.ª edição do Prémio “Viver em Igualdade” foi constituído por Catarina Sales, socióloga e investigadora da Universidade da Beira Interior, Tatiana Moura, representante da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) e Sandra Ribeiro, presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG).

A sessão de entrega dos prémios está agendada para o dia 20 de outubro, pelas 15h00, no Teatro Jordão, em Guimarães.