Altominho.tv

Viana do Castelo assinala Dia Mundial do Turismo com diversas iniciativas e entradas gratuitas

O município de Viana do Castelo vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, com um programa preparado em conjunto com os parceiros locais. Estão previstas diversas iniciativas, entradas gratuitas, visitas guiadas e preços especiais.

Nos dias 24, 25 e 27 de setembro, o Museu de Artes Decorativas e o Museu do Traje vão ter entrada livre e visitas guiadas, sendo possível visitar as exposições permanentes e temporárias no horário normal de funcionamento. O Museu do Traje vai proporcionar uma visita orientada à Sala do Ouro, às 11h00, e o Museu de Artes Decorativa terá uma visita, pelas 15h00, à exposição dos Estuques e Estucadores de Viana do Castelo.

O programa inclui no sábado, 24 de setembro, a partir das 9h00, a caminhada “Passos de Memória”, com o Trilho do Castro de Roques, percurso que se atravessa as freguesias de Mujães, Vila Franca, Vila de Punhe e Subportela e que integra a Rede Municipal de Percursos Pedestres do município.

No mesmo dia, entre as 10h30 e as 12h00, haverá uma visita guiada à Porta do Neiva do Geoparque Viana do Castelo e, entre as 14h30 e as 16h00, uma visita guiada à Porta de Arga do Geoparque Viana do Castelo.

A visita à Casa dos Nichos – Núcleo de Arqueologia, ao Centro de Mar e ao Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa é também de entrada livre.

A 27 de setembro, a Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente como “cidade velha”, está com entrada gratuita e promove visitas guiadas, com marcação antecipada até ao dia 24 de setembro.

As visitas ao Navio-hospital Gil Eannes terão um desconto de 50%, tendo o visitante a oportunidade de fazer o reconhecimento in loco e “navegar” pelos diversos espaços do navio, como a ponte de comando, cozinha, padaria, casa das máquinas, consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, enfermarias, bloco operatório, camarotes, capela, entre outros espaços.

As visitas guiadas à cidade de Viana do Castelo da Viv’Experiência vão ter um desconto de 50%, com visita pedonal guiada às 11h30 e visita guiada nas bicicletas “Bianinhas” às 15h30.

Com preços especiais estarão as visitas ao Museu Interativo da Fábrica do Chocolate, que oferece um conjunto de soluções interpretativas sobre o cacau e o chocolate, com uma forte componente tecnológica e interativa.

As Quintas de Enoturismo Casa da Reina e Solar do Louredo proporcionarão visitas guiadas pelas vinhas e adega, integrando provas de vinho comentadas e degustação de petiscos regionais.

Os passeios de barco no rio Lima, pela empresa Irmãos Portela, também terão desconto de metade do valor neste dia, com saídas de hora a hora, a partir das 10h15.

Está também definido um desconto de 50% na experiência de SUP e cable wakeboard, atividade para todos os níveis e idades, desde crianças a adultos, promovida pelo FeelViana Sport Hotel no FeelViana Wake Park, situado na margem esquerda do rio Lima.

Os preços especiais estendem-se também à experiência de surf/bodyboard no mar, promovida pelo Surf Clube de Viana, e às modalidades de kite e windsurf pelo Duotone Pro Center Viana, na Praia do Cabedelo, e o Passeio de Barco – Mar de Ardora.

Já a bordo do veleiro Amazing Experiences, os participantes são desafiados a realizar um peddy-paper pelas águas de Viana do Castelo para desvendar uma série de “enigmas” referentes a monumentos e outros locais de interesse, ao alcance da vista a partir do canal do rio Lima e costa.

Os passeios de burro na Serra d’Arga, promovidos pela Descubra Minho, estarão também disponíveis neste dia a preços especiais.

O Turismo é celebrado no dia 27 de setembro desde 1980. Esta comemoração anual tem como objetivo “chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo”. Em 2022, o tema do Dia Mundial do Turismo é “Repensar o Turismo”.