Altominho.tv
MUNICÍPIO DE VALENÇA

Valença e Tui recebem 20 bandas e artistas na feira de música MUMI

Vinte bandas e artistas vão participar, entre 29 de setembro e 1 de outubro, no encontro profissional de música MUMI 2022, promovido pela eurocidade Valença e Tui.

Nesta edição, 10 nomes da Galiza e outros 10 de Portugal “vão mostrar ao público, profissional e também geral, a diversidade de propostas musicais que acontecem nos palcos atuais”.

“A diversidade é uma palavra-chave na música ao vivo que vai oferecer o MUMI 2022, com um mosaico de bandas e artistas que respondem à riqueza das presenças galega e portuguesa”, refere Diana Ferreira, da organização do encontro, citada em comunicado.

O evento teve um total de 352 propostas artísticas candidatas para os showcases e os 20 programados “recolhem a variada cena musical de ambas margens do Minho”, desde as novas abordagens da música tradicional à eletrónica essencial, passando pelo jazz, o funk e o pop de autor.

De Portugal, as bandas selecionadas são Birds are indie, Crua, 47 de Fevereiro, Dapunksportif, Kumpania Algazarra, Manuel Maio, Meta, Omiri, Raia e Space Ensemble. Enquanto Brais Morán & Nasafunk, Brassica Rapa, Caamaño & Ameixeiras, Caldo, Golfiños, Momboi, Mounqup, Neboa, Xan Campos Trío e Xosé Lois Romero & Aliboria são os artistas convidados da Galiza.

O artista português Omiri e o projeto galego de Xosé Lois Romero & Aliboria vão ser os protagonistas do concerto de abertura do MUMI, no dia 29 de setembro, na Avenida da Estação de Valença.

Durante três dias, o programa do III Encontro Profissional de Música incluirá showcases, palestras, speedmeetings e atividades abertas ao público, entre outras iniciativas.

A maioria dos vinte concertos programados no MUMI estarão abertos ao público geral e terão lugar na avenida da estação de Valença e no Paseo da Corredoira de Tui. O programa para profissionais vai decorrer no teatro municipal de Tui e no Espaço Off da Academia de Música da Fortaleça de Valença.

A novidade da edição 2022 é que o evento encerra com o Festival Minho Transfronteiriço, no qual vão participar propostas musicais de Tui e Valença.

MUMI é um encontro que reúne os profissionais do setor musical e cultural galego e português, com o objetivo de criar um intercâmbio e partilha de experiências entre os artistas. A organização do evento é repartida pela eurocidade Valença-Tui, assim como o orçamento de 30 mil euros.

A feira “reunirá artistas, bandas, promotoras, empresas de ‘management’, festivais, editoras, empresas de serviços e produção, entre outros, sendo que o objetivo passa por partilhar ideias, criar sinergias sólidas, estabelecer novas redes de contactos e conhecer novas propostas”.

As inscrições para profissionais do setor continuam abertas.