Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Presidente da Câmara lembrou Francisco Sampaio no dia em que as Mordomas desfilam depois de dois anos de pandemia

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, recebeu esta manhã a Mordomia na tradicional apresentação de cumprimentos ao executivo municipal e na qual participaram cerca de meia centena de mordomias, antecipando assim o momento grande da tarde, com cerca de sete centenas de mulheres a desfilar trajadas pelas ruas da cidade.

Na sua intervenção durante a cerimónia que decorreu no Salão Nobre, o autarca Luís Nobre enalteceu o trabalho dos que prepararam a romaria, que depois de dois anos a ser sentida pode “agora ser sentida e vivida intensamente”.

“Sente-se na alma esta chieira”, vincou Nobre, lembrando a figura de Francisco Sampaio, recentemente falecido e um dos grandes defensores e impulsionadores da Romaria, a “Romaria das Romarias”, com toda a sua “carga e profundidade emocional” patente nos desfiles, evidenciou.

O edil lembrou ainda a Ribeira e os seus pescadores e as suas gentes genuínas, bem patente em nomes como a da Tia Neves.

“A Romaria está de volta”, terminou.

Já o Presidente da Comissão de Honra da Romaria, Tião Brandão Rodrigues, na sua intervenção, disse ter vindo “sentir Viana de uma forma especial” porque “este é um ano e não é uma romaria qualquer”, considerando a sua nomeação para presidente da Comissão de Honra “a chieira e a honraria de uma vida por me sentir vianense”.