Vila Nova de Cerveira prepara-se para receber uma invasão viking durante mais uma edição da Festa da História, que vai decorrer entre 18 e 21 de agosto.
O evento começa na próxima quinta-feira, pelas 17h00, com arruada de música e malabares, à qual se segue a invasão viking, com os invasores a chegar de barca pelo rio Minho, e o cortejo medieval que terminará no Castelo de Cerveira, onde será proferido e encenado o discurso de abertura oficial da Festa da História.
Durante quatro dias, o certame vai realizar-se um pouco por toda a vila com um mercado medieval a recriar os hábitos e as vivências da época e a arte que então se produzia.
Mercadores e artesãos enchem as ruas, demonstrando ofícios. Encenações teatrais e animação de rua, com homens de armas, nobres, clérigos, homens e mulheres do povo, vão revelar histórias do quotidiano.
O programa contempla também degustação de iguarias, música nas tabernas, espetáculos de fogo, voo de aves de rapina, arte da cetraria e torneio a cavalo. Será ainda possível visitar o acampamento e assistir a um casamento Viking, entre muitos outros momentos de recriação histórica. Após a invasão, a barca viking ficará nas margens do rio Minho para proporcionar passeios durante os dias do certame.
A Festa da História é organizada pela Câmara de Vila Nova de Cerveira, com produção da Associação Velha Lamparina.