As festas do concelho de Paredes de Coura estão de volta, depois de uma interrupção de dois anos devido à pandemia. O programa arranca esta segunda-feira e prolonga-se até 14 de agosto.
A abertura das festas acontece com ‘O Mundo a Dançar’, um espetáculo que vai contar com as atuações do Ballet Folclórico Municipal de Rancagua (Chile), do American Footworks Dance Company (Estados Unidos da América), da Liga Tari Mahasiswa ‘Kridabudaya’ (Indonésia) e do Student Folk and Dance Ensemble ‘Poloniny’ (Polónia).
Na noite de 8 de agosto, há a 3ª Descida do Emigrante para carrinhos de rolamentos e no dia seguinte a Festa do Emigrante volta a encher o Museu Regional de Paredes de Coura com petiscos tradicionais e música ao vivo de Sávio Pinho, mas também pela Rusga dos Courenses em Paris.
A 10 de agosto celebra-se o Dia do Concelho, uma data em que os courenses também evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. A sessão evocativa terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, e às 22h00 acontece a Noite de Fados com Katia Guerreiro, no adro da Capela do Espírito Santo.
O Festival de Folclore, a 12 de agosto, traz este ano ao Largo Hintze Ribeiro o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Poiares (Ponte de Lima), a Associação do Grupo Folclórico de Macada (Vimieiro, Braga), o Rancho Folclórico de Sopo (Vila Nova de Cerveira) e o Grupo Etnográfico da Associação de Paredes de Coura, enquanto a noite se prolonga com o grupo musical Fator Jota, no Largo 5 de Outubro.
Neste mesmo local, na noite de 11 de agosto há atuação do grupo Hugo Band e na noite do dia 13 é a vez do grupo Kalhambeke.
Ainda no dia 13 de agosto, as ruas da vila de Paredes de Coura voltam a receber o cortejo histórico, que vai recordar marcos importantes como a concessão do Foral do concelho, a constituição da Comarca de Paredes de Coura, os Combates da Travanca, mas também figuras relevantes no plano local e nacional como Frei Redento da Cruz, Miguel Dantas, Narciso Alves da Cunha e Aquilino Ribeiro.
Neste quadro histórico figurado, o cortejo histórico também recorda o 25 de Abril de 1974 através de registos fotográficos, num desfile que vai ter cerca de 200 figurantes vestidos com roupa da época, ao que se juntam carros alegóricos alusivos a Aquilino Ribeiro, à Caixa dos Brinquedos, à Caixa de Música e ao Festival.
O programa das Festas do Concelho contempla ainda atuações das bandas de música de Vilela e Pevidém e dos grupos de bombos Amigos da Farra (Padornelo), Figueiras na Rua (Rubiães), Os Trovoada (Romarigães) e Amigos da Borga (Fafe).