Altominho.tv

Festas do concelho de Paredes de Coura decorrem até 14 de agosto

As festas do concelho de Paredes de Coura estão de volta, depois de uma interrupção de dois anos devido à pandemia. O programa arranca esta segunda-feira e prolonga-se até 14 de agosto.

A abertura das festas acontece com ‘O Mundo a Dançar’, um espetáculo que vai contar com as atuações do Ballet Folclórico Municipal  de Rancagua (Chile), do American Footworks Dance Company (Estados Unidos da América), da Liga Tari Mahasiswa ‘Kridabudaya’ (Indonésia) e do Student Folk and Dance Ensemble ‘Poloniny’ (Polónia).

Na noite de 8 de agosto, há a 3ª Descida do Emigrante para carrinhos de rolamentos e no dia seguinte a Festa do Emigrante volta a encher o Museu Regional de Paredes de Coura com petiscos tradicionais e música ao vivo de Sávio Pinho, mas também pela Rusga dos Courenses em Paris.

A 10 de agosto celebra-se o Dia do Concelho, uma data em que os courenses também evocam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram a sua fidelidade a D. João IV. A sessão evocativa terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 15h00, e às 22h00 acontece a Noite de Fados com Katia Guerreiro, no adro da Capela do Espírito Santo.

O Festival de Folclore, a 12 de agosto, traz este ano ao Largo Hintze Ribeiro o Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de Poiares (Ponte de Lima), a Associação do Grupo Folclórico de Macada (Vimieiro, Braga), o Rancho Folclórico de Sopo (Vila Nova de Cerveira) e o Grupo Etnográfico da Associação de Paredes de Coura, enquanto a noite se prolonga com o grupo musical Fator Jota, no Largo 5 de Outubro.

Neste mesmo local, na noite de 11 de agosto há atuação do grupo Hugo Band e na noite do dia 13 é a vez do grupo Kalhambeke.

Ainda no dia 13 de agosto, as ruas da vila de Paredes de Coura voltam a receber o cortejo histórico, que vai recordar marcos importantes como a concessão do Foral do concelho, a constituição da Comarca de Paredes de Coura, os Combates da Travanca, mas também figuras relevantes no plano local e nacional como Frei Redento da Cruz, Miguel Dantas, Narciso Alves da Cunha e Aquilino Ribeiro.

Neste quadro histórico figurado, o cortejo histórico também recorda o 25 de Abril de 1974 através de registos fotográficos, num desfile que vai ter cerca de 200 figurantes vestidos com roupa da época, ao que se juntam carros alegóricos alusivos a Aquilino Ribeiro, à Caixa dos Brinquedos, à Caixa de Música e ao Festival.

O programa das Festas do Concelho contempla ainda atuações das bandas de música de Vilela e Pevidém e dos grupos de bombos Amigos da Farra (Padornelo), Figueiras na Rua (Rubiães), Os Trovoada (Romarigães) e Amigos da Borga (Fafe).