Altominho.tv
MUNICÍPIO DE CAMINHA

Arte na Leira regressa à Serra D’Arga no sábado

A casa do artista Mário Rocha, na aldeia de Arga de Baixo, em Caminha, volta a transformar-se numa galeria de arte moderna. A 24.ª edição da exposição “Arte na Leira” arranca no sábado, dia 23 de julho, e pode ser visitada até 21 de agosto.

“O Fracasso da Gravata” é o título da obra que, à entrada da Casa do Marco, vai dar as boas vindas aos visitantes que este ano se irão deslocar à Serra d’Arga. O painel de grandes dimensões, que ainda se encontra em execução, será composto por seis partes, inspiradas por imagens que o pintor Mário Rocha foi captando desde que a invasão russa do território ucraniano começou, a 24 de fevereiro.

O promotor da Arte na Leira explica que, como qualquer obra de arte, “O fracasso da gravata” será suscetível de múltiplas interpretações, sendo “praticamente um grito de revolta”.

Para Mário Rocha, é “inacreditável” que “as pessoas engravatadas descurassem o essencial e não fossem capazes de avaliar as consequências” desta guerra na Europa. Quem são essas pessoas é uma questão que a que o painel, de 4,80 x 2,30 metros, poderá dar resposta, mas que essencialmente será respondida por cada um dos visitantes.

Com entrada livre, a mostra que se realiza há 24 anos consecutivos conta com a participação de cerca de duas dezenas de artistas convidados, incluindo dois espanhóis, um holandês e uma alemã. Nesta edição, o destaque vai novamente para a pintura, mas haverá um reforço da escultura, com mais peças do que é habitual.