Altominho.tv

Novo lar vai acolher 30 utentes e criar 12 empregos em Riba de Mouro

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) que vai ser construída na freguesia de Riba de Mouro, em Monção, é uma das instituições do distrito de Viana do Castelo que conta com o apoio do PARES 3.0. O novo equipamento vai ter capacidade para acolher 30 utentes, criando 12 novos postos de trabalho.

Em comunicado enviado à imprensa, a propósito da assinatura em Viana do Castelo de 12 contratos de comparticipação financeira do PARES 3.0. – Programa da Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, a Câmara de Monção referiu que foi garantido um apoio na ordem dos 700 mil euros para a construção do lar nesta freguesia.

A Associação Social e Cultural Lá de Riba, representada pelo presidente da direção, José Manuel Fernandes, assinou o contrato de financiamento para comparticipar a construção da ERPI, na passada terça-feira, durante uma sessão presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e que contou com a presença do presidente da Câmara de Monção, António Barbosa.

Para o autarca, “este apoio governamental vem de encontro às reais necessidades do concelho no setor social, evidenciadas durante a pandemia, maximizando os cuidados de saúde e a assistência a pessoas idosas no nosso território”.

“Este protocolo é o corolário da visão e do trabalho exaustivo da Associação Cultural e Social Lá de Riba”, sublinhou António Barbosa, acrescentando que “a nova estrutura vai permitir ampliar esta resposta social, fundamental para a terceira idade, numa das freguesias mais afastadas da sede do concelho”.

A construção do novo lar em Riba de Mouro tem um investimento total de 1,6 milhões de euros, tendo a Câmara de Monção aprovado, até ao momento, o montante de 250 mil euros.

O lançamento de primeira pedra da futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, na antiga escola primária de Riba de Mouro, teve lugar no dia 8 de agosto de 2020.