Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MELGAÇO

Melgaço vai ter nova residência para idosos

A Câmara de Melgaço anunciou que foi assinado o auto de consignação da obra da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas do Centro Interparoquial e Social do Alto Mouro (CISAM), num investimento superior a dois milhões de euros.

Em comunicado, a autarquia adianta que a construção do equipamento “oferecerá uma capacidade de 30 lugares de Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e o alargamento do serviço de apoio domiciliário para 14 novos lugares”.

O âmbito geográfico do projeto é servir, em particular, as freguesias de montanha do nosso concelho, nomeadamente Parada do Monte, Cubalhão, Gave, Cousso, Lamas de Mouro e Castro Laboreiro e ainda uma freguesia no concelho de Arcos de Valdevez (Gavieira).

“Durante 18 anos fez-se um trabalho extraordinário e com poucas verbas. Com esforço implementamos respostas. O CISAM é uma resposta importante para Parada do Monte e para todo o município”, sublinhou o presidente da Câmara, Manoel Batista, presente na cerimónia de assinatura do auto de consignação.

Ainda de acordo com a autarquia, o orçamento do custo da obra é de 1.567.541,19 euros (mais IVA), sendo que o investimento global deverá superar os dois milhões de euros. O projeto é financiado pelo Programa Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0), em 807.600 euros, e pelo NORTE 2020 (FEDER), em cerca de 540 mil euros.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal e das juntas de freguesia abrangidas pelo novo equipamento, sendo que a União de Freguesias de Parada do Monte e Cubalhão cedeu já parte dos terrenos onde irá ser erigido o edifício.

“Prevê-se que a obra esteja concluída em dezembro de 2023, para os serviços passem a funcionar no novo edifício em 2024”, conclui a autarquia.