Altominho.tv
MUNICÍPIO DE MONÇÃO

Unidade de bombeiros de proximidade reativada em Riba de Mouro

A freguesia de Riba de Mouro, em Monção, volta a receber uma unidade de bombeiros de proximidade, constituída por cinco elementos apoiados por uma viatura de combate a incêndios florestais.

Em comunicado, a Câmara de Monção adianta que esta unidade vai permanecer ativa até finais de setembro, com possibilidade de prolongamento caso o período crítico seja alargado.

À semelhança dos últimos anos, a unidade de bombeiros de proximidade tem como função “a prevenção, vigilância e combate de incêndios florestais no Vale do Mouro, através de uma circulação permanente pelas freguesias de Barbeita, Ceivães, Badim, Segude, Podame, Merufe, Riba de Mouro, Tangil, Messegães, Valadares e Sá”.

Para a direção e comando dos Bombeiros Voluntários De Monção, “a presença física de bombeiros nesta área concelhia é uma mais-valia para as populações locais, contribuindo para uma intervenção mais rápida no combate aos fogos florestais e à segurança de pessoas e bens, nomeadamente, na salvaguarda dos núcleos habitacionais mais isolados”.

Na reabertura da unidade que decorreu na passada sexta-feira, o presidente da Câmara de Monção sublinhou também o papel preventivo e ativo da unidade de proximidade na minimização dos incêndios florestais na região do Vale do Mouro. “Circulando pela região, as possibilidades de aturem, de forma atempada e célere, são maiores”, afirmou António Barbosa.

A secção de Riba de Mouro dos Bombeiros Voluntários de Monção foi inaugurada a 21 de novembro de 1992 e, cerca de década e meia depois, deixou de funcionar e servir a população daquela zona montanhosa do concelho. Nos últimos anos, tem servido a população como unidade de proximidade, durante o período de verão.