Altominho.tv
THE VINEA COLLECTION HOTEL

Hotel de cinco estrelas abre este ano em Monção e cria 20 empregos

O primeiro hotel de cinco estrelas do distrito de Viana do Castelo, orçado em mais de cinco milhões de euros, abre este ano em Badim, no concelho de Monção, criando 20 postos de trabalho.

“O primeiro hotel 5 estrelas do Alto Minho vai abrir na freguesia de Badim, com 67 quartos, salas de festas com capacidade para 180 pessoas e todas as condições de uma unidade hoteleira com esta classificação. O investimento ultrapassa os cinco milhões de euros e vai criar, numa primeira fase, 20 postos de trabalho”, afirmou esta terça-feira o presidente da Câmara de Monção, António Barbosa.

O autarca, que falava aos jornalistas no final da apresentação, em Valença, da segunda fase dos concursos para atribuição dos direitos de exploração sobre imóveis do domínio público ferroviário, disse que a “vontade” do promotor é abrir oThe Vinea Collection Hotel no dia 30 de junho.

“Não acredito que seja possível, mas que abre este ano é uma realidade que já me deixa muito feliz”, afirmou, adiantando que o grupo Piamonte Hotels “já tem alguns investimentos em Arcos de Valdevez, como o hotel Ribeira”.

António Barbosa acrescentou que o processo de licenciamento de outro projeto turístico “já entrou no município”, reflexo do “interesse” que a região tem vindo a despertar junto de “investidores de fora” do distrito de Viana do Castelo.

Sobre o novo projeto escusou-se a adiantar pormenores, referindo tratar-se de uma unidade “completamente diferenciadora e uma grande alavanca não só para Monção, mas para todo o Alto Minho”.

“Este território tem feito um caminho extraordinário, como mostram os números do turismo que dizem que continuamos a crescer de uma forma brutal e precisamos de mais camas. Esse é um desafio aos privados, porque hoje os turistas procuram os nossos territórios porque temos tudo para oferecer”, sublinhou.

Como exemplo das condições que a região tem para oferecer, António Barbosa apontou a natureza, a gastronomia e “o vinho da sub-região Monção Melgaço que cresce acima dos dois dígitos, há já vários anos consecutivos, com o turismo a acompanhar essa tendência”.

“O Alto Minho tem condições magníficas para oferecer ao turismo mantendo o que os nossos antepassados nos deixaram. Estes investimentos são importantes para a valorização do nosso território, mas acima de tudo mostra que são investidores de fora a dizer que este território tem condições para conseguir garantir e atrair outro tipo de turistas à região”, frisou.

“É uma evidência do que está a acontecer no território como um todo. Neste caso particular fomos nós a ser bafejados com a sorte. Tenho a certeza que outros investimentos surgirão no seguimento deste”, insistiu.