Altominho.tv

Festival POPular INATEL leva espetáculos musicais e teatro infantil a Caminha

O concelho de Caminha vai receber, entre 26 e 29 de maio, o festival POPular INATEL. A iniciativa promovida pela INATEL e pelo município de Caminha leva quatro espetáculos musicais e duas sessões de teatro infantil aos palcos do Valadares, Teatro Municipal de Caminha e do Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

Segundo o município, o POPular INATEL pretende “divulgar práticas culturais tradicionais, aliando a tradição popular a novas abordagens artísticas” e, nesta edição, conta com a participação de “nomes bem conhecidos da Cultura e das Artes que abraçam novos projetos”.

Os SAL, uma banda portuguesa que nasceu e foi criada em plena pandemia, abrem o programa do evento na quinta-feira, dia 26, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Caminha. Com um disco que será lançado ainda este ano, a banda reúne elementos que fizeram parte de Diabo na Cruz e é composta por João Pinheiro na bateria, João Gil no baixo, Daniel Mestre nas guitarras e Vicente Santos nos teclados que se juntaram à voz de Sérgio Pires.

A banda lisboeta “Expresso Transatlântico”, que junta Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Sebastião Varela na guitarra elétrica e Rafael Matos na bateria e lançou o seu EP de estreia homónimo no final do ano passado, é outra das novidades da iniciativa e vai atuar no dia 27, pelas 21h30, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

“Omiri” é outro dos grupos convidados com presença no dia 28 de maio, às 21h30, no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. Considerado “um dos mais originais projetos de reinvenção da música de raiz portuguesa”, consagrou-se como um projeto internacional nos últimos anos, levando toda a portugalidade aos quatro cantos do mundo e atuando nos maiores festivais nacionais e internacionais.

“Diabo a Sete”, uma banda folk-rock portuguesa que cruza ritmos, melodias e instrumentos associados à matriz tradicional, com letras e sonoridades contemporâneas, fecha o programa musical a 29 de maio, pelas 15h30, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

Para os mais novos há teatro. A Krisálida vai apresentar “Gota a gota a água esgota” no dia 28 de maio, às 15h30, no Valadares. A peça é para maiores de três anos.

O espetáculo-oficina “Da Seiva à Árvore”, uma criação dos SEIVA, convida os mais novos a conhecer melhor a música tradicional e a identidade cultural do nosso país no domingo, 29 de maio, pelas 11h00, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.