Altominho.tv

Ex-alunos do Politécnico de Viana do Castelo apresentam livro infantil

“A menina que não sabia contar” é um livro infantil de três ex-alunos da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que vai ser apresentado esta sexta feira, dia 13 de maio, na Biblioteca Professor Luís Mourão na ESE.

Com texto de Elisabete Pereira, ilustrações de Paulo Salvador Lopes e música de Miguel Oliveira, esta obra que contou com a revisão do professor que dá nome à biblioteca, vai ser apresentada, a partir das 17h30, pela professora Lúcia Barros.

A dar aulas ao 1.º ciclo no Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Braga, Elisabete Pereira decidiu tirar da gaveta o livro escrito há 10 anos e que “enche de orgulho” todos os envolvidos no projeto.

“Depois de ler tantas histórias, percebi que também podia escrever a minha”, confidencia a professora, que conta a história de uma menina diferente.

O revisor do livro foi o “querido professor” da ESE-IPVC Luís Mourão, que faleceu recentemente e foi homenageado no âmbito das comemorações do 41.º aniversário da ESE-IPVC, em novembro do ano passado.

A ex-aluna garantiu que o professor Luís Mourão foi o “grande impulsionador” deste projeto.

“Disse-me que o livro tinha todos os ingredientes para ser uma história de sucesso, porque tinha sentido de humor, conteúdo, passava uma mensagem e era de fácil leitura na perspetiva da criança”.

O livro conta uma “história magnífica” e o professor da ESE-IPVC acabou ainda por ter sugerido tornar a obra mais interativa. A ex-aluna lamenta que o professor já não esteja entre nós, agradecendo tudo o que fez por este projeto.

O ilustrador da obra também foi aluno da ESE-IPVC.  Paulo Salvador Lopes tirou a Licenciatura em Educação Básica – variante Educação Visual e Tecnológica – e “fez um trabalho excecional”, aplaude a escritora, assegurando que o livro “está muito completo”.

O livro também é acompanhado por uma música, escrita por Elisabete, mas que foi composta por Miguel Oliveira, que também tirou a Licenciatura em Ensino Básico na ESE-IPVC, variante Português-Inglês.

A música cantada por Miguel Oliveira, marido da escritora, conta com a “participação especial” dos filhos do casal, André e Inês, que estão “orgulhosos” de fazer parte do projeto dos pais.