Altominho.tv
CM VALENÇA

Valença vai dar nome de Alberto Pereira de Castro a arquivo municipal

A Câmara de Valença vai atribuir o nome de Alberto Pereira de Castro ao Arquivo Municipal, em homenagem ao antigo autarca e major da GNR.

Em nota enviada à imprensa, a autarquia explicou que a atribuição do nome ao Arquivo Municipal “é o primeiro ato oficial da evocação dos 25 anos da criação daquele espaço pelo então presidente da Câmara Alberto Pereira de Castro”.

“Este é um ato de reconhecimento ao major Alberto Pereira de Castro por uma vida de amor a Valença, de que resultou uma vasta obra dedicada ao concelho, à sua história, à sua identidade e cultura”, sublinhou o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, citado naquela nota.

Além das funções assumidas, Pereira de Castro era historiador, tendo assinado várias publicações relacionadas com o município, em especial sobre a vida militar de Valença.

Foi também um conhecedor dos Caminhos de Santiago, tendo sido o primeiro a impulsionar, em 1994, o estudo, a investigação e a sinalização dos primeiros troços desta via secular em território português.

A cerimónia a atribuição do nome de Alberto Pereira de Castro ao Arquivo Municipal de Valença decorre no próximo sábado, às 15h00, e é aberta a toda a população. Após o descerramento do novo nome na fachada principal do edifício, decorrerá, no salão nobre, a sessão solene com apresentação do último livro de Alberto Pereira de Castro, intitulado “A verdadeira história da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Valença do Minho”.

Alberto Pereira de Castro faleceu a 4 de maio de 2021, com 80 anos de idade.