Altominho.tv

Ponte de Lima concluiu intervenção relativa à “Beneficiação/Valorização das Plataformas das Ecovias do Rio Lima” integrada no projeto “Fonteira Esquecida”

O Município de Ponte de Lima concluiu recentemente a intervenção relativa à “Beneficiação/Valorização das Plataformas das Ecovias do Rio Lima” integrada no projeto “Fonteira Esquecida”.

Fronteira Esquecida Limia-Lima é um projeto destinado a valorizar os recursos naturais e culturais do rio Limia-Lima e os seus arredores.

O principal objetivo “é desenvolver uma estrutura de gestão e promoção conjunta que melhore o aproveitamento turístico da área”.

A Câmara de Ponte de Lima deu nota que “o projeto está cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020”.

O projeto liderado pela Deputación de Ourense conta, ainda, com os seguintes parceiros: Xunta de Galicia – Consellería de Medio Ambiente, CIM Alto Minho, Município de Viana do Castelo, Município de Arcos de Valdevez e Município de Ponte da Barca.

Para além da referida intervenção, o Município de Ponte de Lima participa num grupo alargado de atividades conjuntas.

Com esta ação em particular, que visa a melhoria das condições das ecovias ribeirinhas, “pretende-se melhorar uma das mais importantes infraestruturas de promoção do turismo de lazer e da natureza associadas ao recurso Rio Lima”.

O impacto deste projeto ultrapassa a perspetiva da sua localização física, na medida em que se trata uma interligação fundamental que permite o funcionamento em rede do conjunto de ecovias ribeirinhas criadas, sendo essa a lógica da sua conceção e promoção na medida em que se trata de uma infraestrutura turística de escala e impacto supramunicipal que tende a promover a valorização e utilização sustentável de um dos recursos naturais mais importantes da região, o rio Lima.

Esta estratégia sai agora reforçada pela cooperação transfronteiriça inerente ao projeto “Fronteira Esquecida” tendo em conta o potencial interno que o destino Limia-Lima apresenta para as diversas modalidades de turismo.