Altominho.tv

Município de Arcos de Valdevez executa orçamento de 25,6 milhões de euros

O Executivo Municipal aprovou as Contas e o Relatório de Atividades e Gestão 2021, com uma execução de 25,6 milhões de euros. João Manuel Esteves chega ao final do segundo mandato, com um investimento municipal global de 197 milhões de euros, nas Grandes Opções do Plano (GOP).

Em 2021, foram realizados investimentos, de valor superior a 15 milhões de euros em áreas fundamentais como a educação e formação, a coesão, saúde e ação social, a mobilidade sustentável e urbanismo, a cultura, desporto e lazer, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico e turístico.

Este foi também um ano de grandes desafios para o concelho e para os arcuenses devido à pandemia causada pelo vírus SARS- CoV-2. O Município e os vários parceiros responderam sempre com prontidão e responsabilidade aos compromissos autárquicos, à emergência sanitária e no apoio às pessoas, instituições e economia.

No desempenho orçamental, a Autarquia apresentou uma poupança corrente superior a 6,2 milhões de euros, aplicada na realização de investimentos, cumprindo o princípio do equilíbrio orçamental.

Nas Grandes Opções do Plano (GOP), de realçar os investimentos nas funções sociais, com 8,1 milhões de euros e nas funções económicas com cerca de 4,3 milhões de euros, seguindo-se as transferências para as Juntas de Freguesia, com cerca de 2 milhões de euros e as funções gerais com cerca de 785 mil euros.

O ano 2021, ficou marcado pela concretização de importantes investimentos.

Na educação concluímos o investimento no Jardim de Infância, do Centro Escolar de Távora e iniciamos a intervenção no Bloco 4, da EB 2,3/S. No âmbito da parceria com o IPVC, começou a ser lecionado em Arcos de Valdevez, o ensino superior, nomeadamente o CTESP – Curso Técnico Mecânica Automóvel.

Na habitação concluímos a reabilitação de mais um edifício municipal para arrendamento jovem.

Na ação social avançamos com os apoios às pessoas e às instituições, no âmbito dos programas “Vale de Compras Recontro”, “Vale de Natal” e “Arcos Desconta” e no apoio à recuperação de habitações.

Na saúde apoiamos a ULSAM, no âmbito da Covid, o centro de vacinação e na reabilitação da Extensão do Centro de Saúde em Soajo.

Na mobilidade sustentável e urbanismo, inauguramos a Avenida D. Afonso Henriques, entre a rotunda da Solidariedade e a Rotunda da Variante em Prozelo. Concluímos a intervenção na Rua Padre Himalaya e o arruamento da Lamela.

Na rede de transportes e comunicações reabilitamos e melhoramos as acessibilidades e reforçamos a segurança rodoviária por todo o concelho.

Na cultura e conhecimento abrimos as Oficinas de Criatividade Himalaya.

No desporto e lazer abrimos um Centro de Bicicletas & Caminhadas, em Soajo e iniciamos o processo para a construção da 3ª fase da Zona Desportiva.

Na sustentabilidade ambiental, realizamos investimento na rede de abastecimento de água e saneamento, iluminação e recolha de resíduos.

Na indústria avançamos com expansão do Parque Empresarial de Paçô e criamos o Centro de Interface Tecnológico Industrial (CITIN), para apoio à atividade de investigação e inovação das empresas do Alto Minho.

Na dinamização do setor comercial, empresarial e turístico avançamos com a 2ª edição do programa “PROCOM” e aprovamos o programa “InvestArcos”.

No turismo abrimos o Centro de Promoção e Sensibilização Ambiental de Sistelo e avançamos com as obras no Centro Etnográfico de Soajo, no Parque Biológico do Mezio e no abrigo de montanha da Peneda.

Concluímos novos percursos da Ecovia, nas “Lagoas do Vez” entre o Poço das Caldeiras, em Loureda, e S. Sebastião, em Cabreiro e na ligação à Cascata de Água, em Rio Cabrão.

Intensificamos a relação de proximidade e parceria com os arcuenses, juntas de freguesia, instituições e associações, com a realização de transferências no valor de 4,5 milhões de euros, de apoio à atividade na educação e ação social, no ordenamento do território, no ambiente e na dinamização da economia, da cultura e do desporto.

Este dinamismo também foi reconhecido, com mais uma distinção do Município com o Prémio “Cinco Estrelas Regiões 2021”, definido pelo grau de satisfação de 425 mil consumidores.

Para o Presidente da Câmara, João Manuel Esteves “A Gerência de 2021 é reflexo de uma gestão responsável e próxima, em parceria com várias entidades e os arcuenses, em prol da construção de um concelho mais inovador, mais atrativo, mais sustentável e com mais oportunidades para todos.”